Anos 60
Brasília é inaugurada em 1960
O estilo tanto na moda como na arquitetura pode variar, mas mantém sempre uma identidade, como a obra do arquiteto Oscar Niemeyer, que criou Brasília.
Influências
Cinema na moda: boina
Moda jovem/Pop art
A beleza nos anos 60
Peças e looks
Minissaia
Moda pronta
Simplificação das formas
Estampas e cores vibrantes
Tailleur: estilo Chanel
Estilistas
Alceu Penna
Dener
Clodovil
Guilherme Guimarães
Mulheres ícones
No Exterior
Jacqueline Kennedy
Audrey Hepburn
Twiggy
Jane Fonda
No Brasil
Maria Tereza Goulart
Ieda Maria Vargas
WanderléaRita Lee
Os anos 1960 foram divididos entre elegância e ousadia no mundo
Mulheres dos anos 1960 no exterior
Jacqueline Kennedy
Oleg Cassini foi o estilista responsável pelas roupas elegantes da primeira-dama dos EUA.
Audrey Hepburn
No filme "Bonequinha de Luxo", o vestido coctail dress preto do estilista Givenchy.
Magra, olhos grandes, cabelos curtos, cílios pintados com rímel. Moda jovem e moderna.
Jane Fonda
O filme "Barbarella" a tornou ícone do feminismo da época e símbolo sexual.
Mulheres dos anos 1960 no Brasil
No Brasil, elegância x ousadia também imperava
Maria Tereza Goulart
Dener foi o estilista da primeira-dama do Brasil, esposa de Jango.
Ieda Maria Vargas
A gaúcha foi Miss Brasil em 1963 e se tornou Miss Universo.
Wanderléa
Apresentava o programa "Jovem Guarda" com Erasmo e Roberto Carlos.
Rita Lee
Com Arnaldo e Sérgio Batista cantava no grupo "Os Mutantes".
Influências
Cinema na moda: boina

O filme de 1967, Uma Rajada de Balas (Bonnie and Clyde) com Warren Beatty e Faye Dunaway, se passa na década de 1930 e influencia a moda.
A boina ganha as páginas de MANEQUIM.
O cenário da foto tem influência da Pop Art.
Moda jovem/Pop art
A partir dessa década a moda passa a ser um indicador da mudança de atitudes e de comportamentos das grandes massas.
O mesmo vestido reproduzido em série e em várias cores.
A mesma Marilyn Monroe, de Andy Warhol, reproduzida em série e em várias cores.
Beleza nos anos 1960
Sombra branca, batom clarinho, cílios postiços e olhos marcados com delineador.
Cabelo flou é livre em ondas, levantado na nuca por pente ou fivela.
O cabelo estilo Beatle (inspirado na banda Os Beatles) é geométrico, estilizado, corte de alta precisão com a tesoura de Vidal Sasson.

A modelo Twiggy estabeleceu a magreza como padrão de beleza.
Peças e Looks
Minissaia
A moda era um anseio de liberdade da juventude que dizia o que vestir.
E passa a ser mais acessível, via prêt-à-porter.
A saia era míni.
Moda pronta
Simplificação das formas
Em 1961, Iuri Gagarin, astronauta russo, chega ao espaço e, em 1969, Neil Armstrong, é o primeiro homem norte-americano a pisar na Lua.
Nas páginas de MANEQUIM, as Moon Girls, de André Courrèges.
As formas eram simples e a inspiração espacial.
Estampas e cores vibrantes
A pílula anticoncepcional chegou ao mercado brasileiro em 1962 e foi uma das principais responsáveis pela emancipação feminina em todo o mundo.
Estampa Pucci e perucas.
Tailleur: estilo Chanel
Tailleur estilo Chanel, usado no começo da década de 1960, chapéu pillbox.
Tailleur agora com paletó mais comprido e lapelas, botas de cano longo.
A prática da equitação inventou o tailleur, mas foi Chanel quem o tornou famoso. Ela usou a idéia do movimento alemão Bauhaus (menos é mais) para fazer uma roupa prática, usável por uma mulher independente.
Estilistas
Um grande nome da moda nacional, desde os anos 1950, ilustrava a revista semanal O Cruzeiro com a coluna “As Garotas do Alceu”.
O que Alceu sugeria como moda era feito pelas costureiras brasileiras. As roupas eram desenhadas com as texturas e as cores das estações.
Dener: um luxo! Alta costura brasileira
Destacou-se como estilista de uma moda refinada. Seus vestidos de noiva e de festa eram sofisticados.
Foi estilista da primeira-dama Maria Tereza Goulart, esposa do então presidente Jango.
O primeiro a questionar a identidade da moda brasileira e a vangloriar-se de ser “o criador da moda nacional”.
Clodovil: alta-costura e prêt-à-porter
Os seus modelos de festa e vestidos de noiva ficaram famosos. Tinha um ateliê na rua Oscar Freire, em São Paulo, onde desenhava modelos exclusivos para as suas clientes. Com o início do prêt-à-porter licenciou vários produtos com o seu nome, como jeans, bolsas e até um carro.
Guilherme Guimarães: 50 anos de luxo e sofisticação
No início dos anos 1960, apresentou coleções nos Estados Unidos e foi um dos estilistas convidados pela Rhodia para criar modelos com os tecidos sintéticos. Gui-gui vestiu as mulheres da alta sociedade e fez trabalhos para a Maison Dior. Licenciou produtos como jeans, óculos e camisas masculinas.
Assinou o figurino de Danuza Leão (foto) no filme de Glauber Rocha, "Terra em Transe", 1967. Hoje, trabalha em seu próprio ateliê no bairro de Higienópolis, em São Paulo.
Um comentário:
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